Investimentos
Nov 24, 2020

Saiba se este é o momento certo para a sua Startup captar investimento

O Investimento Anjo é aquele em que os investidores, com recursos próprios,aportam capital em empresas iniciantes, as quais têm alto potencial decrescimento.

É conhecido também como smart-money, pois é um investimento que vai além dos recursos financeiros. Os investidores, normalmente, agregam valor para a empresa e/ou empreendedores com seus conhecimentos, experiências e rede de contatos.

O aporte feito na empresa por meio deste tipo de investimento, normalmente, não é considerado como receita desta, devendo ser aplicado exclusivamente para fomentar a parte de inovação da empresa.

Os investidores têm, na maioria das vezes, uma participação minoritária no negócio e não detém qualquer poder de gerência ou voto na administração da empresa.

E o que muda com a crise?

O investimento anjo em empresas de inovação é de alto risco e, por essa razão, pode ficar mais atrativo aos investidores, já que, agora, em meio a crise, as bolsas estão oscilando e em queda, o dólar em alta, taxa Selic menor e mercado completamente instável e incerto.

Logo, investir em negócios inovadores que resolvem problemas atuais e urgentes,tornou-se uma ótima oportunidade de investimento neste momento.

Quais os motivos para captar esse tipo de investimento neste momento?

1. Caso a sua startup esteja crescendo e atendendo novas demandas, este pode ser um momento de escalar a empresa, o que faz jus à captação desse tipo investimento;

2. Casos em que a startup esteja ajustando ou alterando o produto ou o meio de oferecer o serviço para atender os clientes neste novo cenário (product market fit);

3. Nas situações em que a startup esteja buscando investimentos de longo prazo - aquele que vai ser aplicado nos próximos anos e não apenas neste momento de crise.

Quais os motivos para não captar neste momento?

1. O investimento não deve ser utilizado simplesmente para fluxo de caixa. Para isso, há outras formas de acesso ao crédito que estão muito mais vantajosas neste momento;

2. Este investimento não pode ser captado apenas para a reconstrução da empresa. Nesses casos é fundamental que os próprios empreendedores tomem atitudes, as quais não se referem necessariamente a aportes de dinheiro.

3. O fato de estarmos em meio a uma pandemia não pode ser motivo de captação de investimento anjo. Fatores externos não são causas para captação deste tipo de investimento.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba conteúdos semanais exclusivos

Mantenha-se informado de tudo que acontece no mundo das empresas e das startups!
Livre de Spam!

Continue Lendo

Análise do Marco Legal das Startups

Cláusulas: Tag-Along e Drag-Along

Startups de Telemedicina