O Investimento Anjo é aquele em que os investidores, com recursos próprios, aportam capital em empresas iniciantes, as quais têm alto potencial decrescimento.
Esse investimento também é conhecido como smart-money, pois os investidores, normalmente, agregam valor à empresa e/ou aos empreendedores com seus conhecimentos, experiências e rede de contatos além, claro, do recurso financeiro.
O aporte feito na empresa por meio deste tipo de investimento, normalmente, não é considerado como receita desta, devendo ser aplicado exclusivamente para fomentar a parte de inovação da empresa.
Os investidores têm, na maioria das vezes, uma participação minoritária no negócio e não detém qualquer poder de gerência ou voto na administração da empresa.
E o que muda com a crise?
O investimento anjo em empresas de inovação é de alto risco e, por essa razão, pode ficar mais atrativo aos investidores, já que, agora, em meio a crise, as bolsas estão oscilando e em queda, o dólar em alta, taxa Selic menor e mercado completamente instável e incerto.
Logo, investir em negócios inovadores que resolvem problemas atuais e urgentes, tornou-se uma ótima oportunidade de investimento neste momento.
Quais os motivos para captar esse tipo de investimento neste momento?
1. Caso a sua startup esteja crescendo e atendendo novas demandas, este pode ser um momento de escalar a empresa, o que faz jus à captação desse tipo investimento;
2. Casos em que a startup esteja ajustando ou alterando o produto ou o meio de oferecer o serviço para atender os clientes neste novo cenário (product market fit);
3. Nas situações em que a startup esteja buscando investimentos de longo prazo - aquele que vai ser aplicado nos próximos anos e não apenas neste momento de crise.
Quais os motivos para não captar neste momento?
1. O investimento não deve ser utilizado simplesmente para fluxo de caixa. Para isso, há outras formas de acesso ao crédito que estão muito mais vantajosas neste momento;
2. Este investimento não pode ser captado apenas para a reconstrução da empresa. Nesses casos é fundamental que os próprios empreendedores tomem atitudes, as quais não se referem necessariamente a aportes de dinheiro.
3. O fato de estarmos em meio a uma pandemia não pode ser motivo de captação de investimento anjo. Fatores externos não são causas para captação deste tipo de investimento.