Startups
Nov 24, 2020

Metodologia facilitada para você realizar uma pesquisa de mercado completa

Ao pesquisar um mercado pela primeira vez, é essencial descobrir quais empresas já operam no seu nicho. É importante entender como essas empresas chegaram à lista dos principais players do setor e quais estratégias elas utilizaram até aqui.

Você deve, também, pesquisar as características e comportamento do público-alvo, oportunidades regionais, ofertas dos concorrentes e quais as inovações que novas empresas estão trazendo para esse mesmo mercado.Procurar founders de startups com as mesmas características operacionais que a sua e/ou que se comuniquem com o mesmo público alvo que o seu é uma ótima oportunidade para a troca de aprendizado e cooperação no mercado de startups.

Além disso, para se ter um crescimento consistente será necessário avaliar as práticas de negócios bem-sucedidos de outras empresas já bem estabelecidas no setor. Estudar as experiências que essas empresas tiveram pode significar uma economia substancial de tempo e recursos.

Para facilitar, criei uma metodologia de pesquisa que será dividida em três etapas: primeira, análise de mercado de uma perspectiva mais ampla; segundo, busca de informações do público-alvo do mercado; e, por fim, análise das estratégias e táticas de marketing de produtos e/ou serviços on-line da concorrência.

 

Etapa 1. Analise todo o setor e o mercado potencial 

A pesquisa de mercado para startups,assim como em qualquer outro negócio, deve começar especificando as empresas que você analisará.

1.    Encontre os concorrentes mais fortes do seu mercado - Escolha pelo menos um player visível no nicho. Estes podem ser:  

a)      concorrentes diretos que prestam serviços semelhantes aos mesmos clientes da sua startup;

b)      rivais indiretos que oferecem soluções diferentes para um público semelhante;

c)      ou até mesmo concorrentes orgânicos que podem pertencer a uma categoria completamente diferente, mas lutam com seu site para obter visibilidade online – este pode ser especialmente interessante,pois esses domínios podem roubar uma grande parte do tráfego orgânico do seu site.

O próximo passo será comparar se o desempenho dessas principais startups corresponde às tendências do setor como um todo.

2.     Analise as tendências e médias do mercado como um todo e compare-as com adinâmica do concorrente mais forte

Muitos setores enfrentam picos e declínios na demanda, mas as empresas precisam permanecer em crescimento,independentemente da volatilidade. É muito mais seguro viver a baixa temporada quando você sabe o que esperar e que tipo de suporte de marketing você pode precisar para aquele momento específico.

a)      Há muitos concorrentes lutando por um espaço com o mesmo nicho?;

b)      Há um líder que atrai a maior parte do público?

Leve mais aspectos em consideração. Embora seja importante conhecer as oportunidades de mercado e os pontos fortes da sua startup, pode ser ainda mais importante atentar-se nas possíveis ameaça de bloqueios de entrada. Estes podem incluir:

·        novos participantes;

·        produtos ou serviços que podem substituir a sua solução;

·        empresas locais que você talvez não conheça se estiver vendo a concorrência de uma perspectiva global;

·        diferenças culturais, questões relacionadas ao idioma e dificuldades na logística.

 

Etapa 2. Analise o público do mercado

A pesquisa de mercado para startups envolve mais do que a coleta de dados dos concorrentes. A estimativa do público-alvo, a segmentação de mercado e a análise de oportunidades são cruciais para um entendimento mais profundo das necessidades e preferências dos clientes.

Dessa forma, você pode encontrar uma ideia original que será relevante para seu público-alvo. Como isso funciona?

a)     Estime o tamanho e o potencial total do mercado - Preste atenção ao volume de tráfego da web dos principais players em números absolutos. Leve em consideração,também, a taxa de crescimento do tráfego. Quanto tempo (e esforço) demorou para você alcançar X número de usuários? Esboce o orçamento e calcule a receita projetada para esse número de clientes.

b)    Conheça o público-alvo dos concorrentes existentes: dados demográficos e interesses - Antes de iniciar sua própria startup, você deve ter pesquisado seu mercado-alvo por dentro e por fora, para poder ter certeza de quem deve recorrer. Quais são os interesses e faixa-etária do seu público-alvo? Existe um grupo específico que você não considera um alvo lucrativo? Ou você precisará atingir um público ligeiramente diferente para se diferenciar?

c)     Analise o potencial da região que deseja atuar - Caso a sua startup seja lançada no exterior, esteja preparado para um escopo maior de trabalho, pois pode ser necessário pesquisar vários aspectos para cada uma de suas regiões em potencial separadamente. 

d)    Entenda o comportamento on-line do público-alvo do mercado e veja se é fácil alterar suas preferências - Você não realiza pesquisas de mercado para descobrir se uma startup como a sua é potencialmente bem-sucedida. Você quer descobrir quantas chances você tem para ter sucesso. Para isso, é necessário revelar as reais preferências do seu mercado-alvo e estimar como é fácil influenciá-las.

 

Etapa 3. Obtenha informações sobre as estratégias e táticas de marketing digital e de produtos das principais startups concorrentes

Você deve manter o foco no seu objetivo final. Como manter o foco em uma análise mais profunda e cumpri-la?

a)     Selecione até cinco startups ou empresas (concorrentes mais fortes) para análise de marketing;

b)     Revele os tipos de marketing dos principais rivais e tente descobrir os canais com melhor desempenho;

c)     Descubra quais produtos/serviços têm o melhor desempenho (os seus concorrentes bem-sucedidos com certeza já experimentaram muitas ideias);

d)     Teste os mesmos anúncios dos concorrentes e estude a performance de cada um deles. Veja o número de usuários que demonstraram algum interesse, quantos chegaram às suas páginas de oferta\pagamento e estime sua conversão. Uma das perguntas mais importantes que você deve fazer sobre seus concorrentes é: como eles estão convertendo leads em clientes?

Agora que você já tem todos os passos para fazer a pesquisa de mercado da sua Startup, mão na massa!

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